quinta-feira , 17 agosto 2017
Home >> Destaques >> 5 dicas para escolher o monitor ideal

5 dicas para escolher o monitor ideal

Se você está pensando em trocar o monitor do seu computador, mas não sabe por onde começar, aqui vai uma boa notícia: selecionamos os principais pontos a se levar em consideração na hora de comprar o dispositivo para não errar na escolha. Confira:

LED x LCD

Antes de escolher qual tipo é mais indicado, conheça o funcionamento de cada um deles.

O monitor de LCD contém uma tela de cristal líquido iluminada por trás, por uma lâmpada fluorescente, que ilumina as células de cores primárias. O monitor de LED, por sua vez, usa diodos de luz, as lâmpadas LED, para gerar as imagens do PC.

A primeira opção é a mais indicada se você pretende usar seu computador em um local iluminado. Esse tipo de monitor emite menos luz e diminui o efeito da iluminação nos olhos. O segundo modelo é o mais indicado para o uso em ambientes fechados e locais mais escuros.

Resolução

Mais uma vez, é preciso que o usuário leve em consideração o uso que fará do dispositivo. Se a ideia é usar o computador para jogar, a indicação é que ele compre um monitor com uma resolução melhor. Caso contrário, é possível escolher entre opções não tão boas e, consequentemente, mais baratas, sem a perda de qualidade para o usuário.

Outro ponto importante é conferir qual a resolução máxima suportada pela placa de vídeo. Ela deve ser igual ou maior do que a do monitor.

Tempo de resposta

O tempo de resposta indica quanto tempo o monitor leva para reproduzir a imagem. Esse fator é bastante importante para quem vai usá-lo em games, já que um tempo alto de resposta pode atrapalhar o desempenho do jogador. O ideal é que o valor esteja abaixo de 2 milissegundos.

Lembre-se: quanto menor o número da taxa de resposta, melhor.

Revestimento

O revestimento é o que protege a tela do monitor. Ele pode ser de dois tipos, Anti-Glare (AG) e Glossy.

O primeiro é antirreflexos. Ele é bom em ambientes onde há bastante luminosidade, mas acaba diminuindo a qualidade das imagens. Por ser bastante espesso, ele não é aconselhado para a leitura e a navegação na web, de modo geral. A vantagem é que ele não absorve tantas marcas de dedo e sujeiras.

O segundo tipo de revestimento prioriza cores vivas e vibrantes, evitando distorção e trazendo mais qualidade à imagem. O problema é que ele pode atrapalhar o usuário em ambientes muito claros. Outro ponto fraco é o fato de ele destacar marcas de dedo e poeira.

Frequência

A frequência é a taxa de atualização do monitor. Quanto mais alta, mais quadros por segundo o dispositivo pode reproduzir. Quem vai usar o PC para jogar, mais uma vez, deve optar por uma taxa de frequência maior.

About AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.

Check Also

Conheça o Ataribox, novo console da Atari

A Atari finalmente revelou um pouco mais sobre o Ataribox, console que seu CEO, Fred Chesnais, …