quinta-feira , 17 agosto 2017
Home >> Destaques >> AMD anuncia socket AM4 e 7ª geração de processadores A-Series

AMD anuncia socket AM4 e 7ª geração de processadores A-Series

A AMD anunciou oficialmente a 7ª geração de processadores para desktop AMD A-Series, focados para sistemas integrados. Os processadores são baseados na arquitetura Bristol Ridge com núcleos de CPU da geraçãoExcavator. A empresa também lançou o aguardado socket AM4 para placas-mãe, inicialmente com os chipsets B350 e A320.

Esta plataforma irá suportar memórias DDR4 até 2133/2400 MHz(em overclock os clocks devem ultrapassar 3GHz). A nova plataforma AM4 destina-se à todas CPUs, incluindo os futuros processadores baseados na arquitetura Zen. Ou seja, é possível ter compatibilidade na placa-mãe entre os processadores AMD A-Series de 7ª geração e as próximas arquiteturas topo de linha da AMD.

Enquanto isso, as APUs AMD A-series terão quatro núcleos Excavator e oito núcleos GCN – Graphics Core Next. O TDP das APUs varia entre 35W e 65W. A AMD vai lançar as APUs desde o número A6 ao A12. A sétima geração melhora o rendimento dos processadores e traz suporte para VP9, HEVC e H.265 executados em baixa potência.

Os processadores da 7ª Geração AMD A-Series também trazem gráficos melhorados, aumentando os principais recursos de reprodução de vídeo com suporte a 4K Ultra HD (para H.264 e H.265). Eles também contam com a tecnologia AMD Radeon Graphics Core Next, com suporte completo para DirectX 12.

Os lançamentos da nova geração vão oferecer recursos como DDR4, PCI-Express Gen 3, USB 3.1 (Gen2), NVMe e suporte a SATA Express. Com os novos hardwares, a AMD promete oferecer excelente eficiência energética e mais banda larga, permitindo o processamento de alta velocidade (vantagem para gamers e streamers).

Durante a Computex 2016, a AMD mostrou pela primeira vez um processador baseado na arquitetura Zen, sua promessa para voltar a disputar no segmento de alto desempenho com a rival Intel. Além da breve aparição da CPU Summit Ridge, outra foto começou a circular: um projeto inicial de placa-mãe com o soquete AM4, o compatível com a nova geração de processadores da empresa baseados na arquitetura Zen.

A imagem, divulgada pelo TechPowerUp, mostra alguns detalhes interessantes. O soquete parece ter dimensões semelhantes ao dos atuais AM3+, e possivelmente contará com pinos mais finos, já que os soquetes atuais da AMD possui um total de 942 pinos (AM3+) e 906 pinos (FM2+) e o AM4 irá aumentar essa contagem para 1331. Outra curiosidade é o formato do encaixe de cooles, que agora terão furações na placa-mãe em formato quadrado, ao invés do retangular usado pela AMD nos últimos anos.

O grande destaque é na verdade uma ausência: a placa-mãe não possui chipset. As novas CPUs Zen devem integrar esse recurso no die do processador, portanto esse componente que há anos está presente na placa-mãe “fez sua mudança para dentro do processador”. O soquete AM4 passará a unificar as duas linhas de produtos da AMD, sendo compatível tanto com os FX e suas CPUs de alto desempenho quanto com as APUs equipadas com gráficos integrados.

About AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.

Check Also

Conheça o Ataribox, novo console da Atari

A Atari finalmente revelou um pouco mais sobre o Ataribox, console que seu CEO, Fred Chesnais, …