Início >> Internet >> Banco de imagens gratuito para Sites e Blogs

Banco de imagens gratuito para Sites e Blogs

Você precisa de imagens para ilustrar seus artigos ou estampar seus produtos? Com base no seu bolso, no seu tempo e nas suas expectativas, você tem, basicamente, três opções: fazer as imagens por conta própria, recorrer a um serviço profissional ou baixá-las de um banco de imagens.

Para quem precisa de imagens de qualidade profissional, mas não tem fôlego financeiro para arcar com os custos de um serviço profissional e personalizado de fotografia ou ilustração, recorrer a um banco de imagens é a melhor opção.

Banco de imagens pago versus banco de imagens gratuito

Acreditamos que as principais diferenças, para o consumidor, entre um banco de imagens pago e um banco de imagens gratuito sejam qualidade e variedade.

Fator qualidade

Alguns bancos de imagens gratuitos, principalmente aqueles criados por fotógrafos, ilustradores ou designers, oferecem imagens de ótima qualidade. Porém, via de regra, as fotos e ilustrações encontradas em bancos de imagens gratuitos têm qualidade um pouco inferior a das fotos e ilustrações fornecidas por bancos de imagens pagos.

Fator variedade

Os bancos de imagens pagos costumam oferecer uma variedade maior de imagens. Se você tiver uma conta em um bom banco de imagens pago, possivelmente vai encontrar todas as fotos e ilustrações de que precisa no banco de imagens em questão — não havendo necessidade de acessar vários bancos de imagens em busca das melhores imagens. Já quem opta por usar imagens fornecidas por bancos de imagens gratuitos precisa garimpar — ou seja, visitar dois ou três sites até encontrar as melhores imagens.

Os melhores bancos de imagens gratuitos

Dentre centenas (quiçá milhares) de opções, poucos bancos de imagens free são realmente dignos de visita e utilização. Aqui está uma lista de nossos preferidos:

  1. PixaBay: possui uma grande variedade de imagens de boa qualidade. Seu acervo é interessante para quem busca imagens para publicar em sites, blogs e revistas em geral.
  2. Gratisography: se você busca fotos de qualidade artística, precisa conferir esse banco de imagens. Gratisography possui uma seleção de imagens realizadas pelo fotógrafo Ryan McGuire. Bom acervo para publicitários e designers.
  1. FoodiesFeed: precisa de fotos de comida para seu site de alimentação ou de receitas? Então FoodiesFeed é o que você procura. Nele, é possível encontrar fotos de praticamente qualquer tipo de alimento.
  2. Unsplash: banco de imagens riquíssimo, com fotos de teor sensível e artístico. Possui um acervo interessante para publicitários, designers e profissionais que trabalham no mercado editorial.
Grande parte dos sites que funcionam como banco de imagens permite que suas fotos e ilustrações sejam usada livremente, tanto para fins não-comerciais quanto para fins comerciais. Porém, antes de utilizar as imagens desses sites, leia atentamente suas políticas de uso.

Atribuição e doação quando se trata de banco de imagens gratuito

Mesmo que o autor não solicite atribuição, na medida do possível, cite o nome ou pseudônimo do fotógrafo ou artista. Mesmo que talvez não seja algo obrigatório, acreditamos que seja a coisa certa a fazer.

Se você usar imagens de um fotógrafo ou ilustrador específico com frequência ou ainda se o uso de uma imagem acarretar (de modo direto ou indireto) em algum tipo de ganho para você, não deixe de agradecer o autor da imagem através de uma doação. Quase todos os sites de bancos de imagens gratuitos oferecem essa possibilidade.

Imagens gratuitas NÃO são imagens sem direitos autorais

Algumas pessoas dizem que as fotos e ilustrações dos bancos de imagens são “imagens sem direitos autorais” ou “fotos sem direitos autorais”, mas não é verdade. Os direitos morais permanecem com o autor da imagem para sempre. Pegar uma bela foto de Ryan McGuire, por exemplo, e atribuir a você é violação de direitos autorais.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

Conheça o Ataribox, novo console da Atari

A Atari finalmente revelou um pouco mais sobre o Ataribox, console que seu CEO, Fred Chesnais, ...