Início >> Brasil >> Deixando torrent mais rápido e evitando traffic shaping

Deixando torrent mais rápido e evitando traffic shaping

Recentemente passei por uma mudança de residência e também de internet, antes eu tinha OI Velox 10Mb e hoje conto com Net Virtua 60MB que até agora está me deixando muito confortável em relação a navegação muito rápida, games on line e Streaming. Mas nem tudo são maravilhas, ao tentar efetuar um download via torrent pelo Programa BitComet, percebi que a Net Virtua utiliza de Traffic Shaping. Ao perceber isso, sai em busca de uma solução para tão sa***agem. Descobri uma boa Forma de contornar .

Muitas operadoras de banda larga (para não dizer todas) do Brasil e do exterior aplicam o chamado Traffic Shaping, uma técnica que consiste em monitorar o tráfego da rede, priorizando a transferência de dados para navegação e não para serviços de VOIP, P2P (Emule, Torrent, etc) e FTP.

Melhorar velocidade torrent

Esse software detecta quando o cliente utiliza estes serviços e faz com que a conexão para estes programas fiquem mais lentas, prejudicando a comunicação ou download. Além disso, armazenam logs dos hábitos dos usuários e captura informações sobre os IPs acessados.

Então vamos tentar “camuflar” o programa uTorrent para que não seja detectado pela operadora e seu limite de velocidade.

1.    Abra o programa uTorrent ou baixe o mesmo aqui.

utorrent

2.    Clique em “Opções > Preferências”

torrent

3.    Em “Conexão” coloque a porta 8080. Se não funcionar com a porta 8080, tente colocar qualquer outra porta, como 62648 por exemplo.

download

4.    Em “Controle de banda”, coloque os valores informados na imagem abaixo:

velocidade

5.    Em “Bittorrent” deixe marcado todas as opções, menos “Permitir conexões não criptografadas” e em “Encriptação de protocolo” deixe a opção de saída como “Forçado”. Isso fará com que os dados sejam criptografados e tente burlar o traffic shapping.

baixar

6.    Em “Avançado”, procure por “net.max_halfopen” e altere o valor para 60.
Pronto, agora tente baixar um arquivo torrent para ver se consegue velocidades superiores. O próprio uTorrent tem um campo onde é possível buscar torrents na internet.

Se no rodapé do aplicativo uTorrent estiver com um ícone de exclamação, é sinal de que a porta que está usando no passo 3 acima está bloqueada ou em uso. Portanto mude para outra ou configure seu modem para abrir determinada porta, pois ela pode estar bloqueada no próprio aparelho.

conexão

Se depois de alguns minutos ficar com o ícone verde, é sinal de que a porta está aberta e disponível para o uTorrent.

baixando

Caso queira fazer um teste para ver se a operadora faz traffic shaping com sua conexão, basta acessar este site:

http://goo.gl/Fu9yd2

O serviço conta com vários testes diferentes (nove ao todo), mas o método para utilizá-los é sempre o mesmo. Eles estão divididos em três categorias:
• P2P apps – BitTorrent, eMule, Gnutella: transferência via compartilhadores de arquivos que usam redes P2P;
• Standart apps – Email (POP), Email (IMAP4), HTTP transfer, SSH transfer, Usenet (NNTP): ações básicas como envio e recebimento de emails e transferências feitas via navegador;
Video-on-Demand – Flash vídeo (YouTube): assistir a vídeos em Flash online em sites como Vimeo e YouTube.

A partir disso, selecione o teste que mais se encaixa nas suas necessidades. Cada um deles dura aproximadamente 8 minutos e os desenvolvedores recomendam que, para obter resultados mais precisos, você deve interromper qualquer download grande enquanto a verificação é feita.

Resultados

Passado o tempo de análise, os resultados são exibidos em sua tela. Interpretá-los não é difícil, pois eles indicam ou que há ou que não há o traffic shaping. Para exemplificar: em um dos testes que realizamos, não foi identificado nenhum limite de tráfego, tanto para download (recebimento de dados) quanto para upload (envio de dados).

Quando não há nenhum problema, você lê as seguintes mensagens: “There is no indication that your ISP rate limits your uploads” (Não há indícios de que sua operadora limite os seus uploads) e “There is no indication that your ISP rate limits your downloads” (Não há indícios de que sua operadora limite os seus downloads).

Por outro lado, quando há um problema, a frase é diferente. Ela é escrita em vermelho para indicar algo errado e diz o seguinte: “Your ISP appears to rate limit your uploads” (Sua operadora parece limitar os seus uploads).

Vale lembrar que sua operadora pode limitar o tráfego parcialmente (apenas para download ou upload) ou totalmente (para as duas situações). Em outro teste que realizamos, apenas o envio de dados era limitado, como pode ser visto na imagem abaixo:

Neste caso, o Glasnost identificou possível limite de tráfego devido ao fato de que a diferença entre a quantidade de dados transferidas variou muito de uma porta para outra, o que caracterizaria um bloqueio por parte da operadora de internet banda larga.

Informações detalhadas

Apenas a título de informação, o Glasnost oferece dados detalhados da análise que acabou de realizar em sua conexão. Clicando em “detailed measurement results of the test here”, você acessa uma página em que são exibidas tabelas com dados de controle e fluxo da largura de banda pela ação realizada durante o teste. É um jeito de comparar as informações geradas pelo serviço.

Considerações finais

Se você identificar problemas com a sua conexão, o mais adequado é procurar medidas legais para contornar a situação. Em um primeiro momento, entre em contato com a sua operadora, solicite uma cópia do contrato firmado entre você e ela na hora da assinatura do plano e, caso isso não seja o suficiente, entre em contato com a Anatel e solicite informações sobre como proceder.

Espero que isso ajude a todos como me ajudou.

Fonte:

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
  • Vitor Olivier

    Acertou em cheiro.
    Sou do RJ e meu provedor é a Vivo, antiga GVT. Fiz a configuração sugerida e resolveu meu problema.
    Obrigado AkiTech!!!

    • akitech

      Que Bom que resolveu! =)

x

Além disso, verifique

5 mitos do Adwords que você precisa esquecer para fazer sua empresa crescer

5 mitos do Adwords que você precisa esquecer para fazer sua empresa crescer