Início >> Aplicativos >> Dicas de Twitter: truques e tutoriais para conquistar a rede social

Dicas de Twitter: truques e tutoriais para conquistar a rede social

twitter1

O Twitter é uma rede social famosa pelos posts com 140 caracteres. Apesar do limite de palavras, a plataforma oferece inúmeros recursos que a deixam muito mais interessante. Confira a lista completa com as melhores dicas e funções para torná-lo um expert no Twitter.

Use “Ctrl+F” (Windows) ou “Command+F” (Mac OS) para buscar a dica que você precisa.

1. Criar listas para dividir o conteúdo visualizado

Quem segue muitas pessoas no Twitter pode não conseguir acompanhar todos os assuntos ao mesmo tempo. Com isso, dividir quem está seguindo em listas pode ser bastante útil. Elas podem ser públicas ou privadas e não precisar ter apenas usuários que você já está seguindo.

2. Utilizar #hashtags

O Twitter é uma rede social que aceita bem o uso das hashtags. As marcações são um meio de identificar o que está fazendo sucesso no microblog e também acompanhar a popularidade de diferentes assuntos. Nos tuítes, use tags já existentes ou crie exclusivas.

3. Dar retuítes

Para compartilhar e comentar um tuíte feito no microblog, o Twitter permite retuítar o post, basta que ele tenha sido feito por um perfil público. Após algumas atualizações, é possível embedar o tuíte no seu e comentar com no máximo 140 caracteres. Com isso, nenhum usuário precisa mais criar truques para escrever nos RTs.

4. Ficar por dentro dos Trending Topics

Os Trending Topics do Twitter mostram os assuntos mais comentados no microblog naquele momento. É possível configurar a ferramenta para o país ou a cidade que preferir.

5. Favoritar um conteúdo

Ao usar o ícone de estrela no Twitter você pode favoritar um conteúdo para mostrar que curtiu o post ou também para guardar para ler depois. Vale lembrar que todos os favoritos do usuário podem ser vistos em seu perfil na aba “Curtiu”, na página principal da conta.

6. Fixar um tuíte no topo

Quer que todo mundo que entre no seu perfil veja primeiro um tuíte específico? Para isso, fixe um tuíte com texto, foto ou vídeo no topo e deixe ele em destaque, antes de todos os seus outros posts no microblog.

7. Usar as mensagens diretas (DMs)

As mensagens diretas do Twitter ganharam atualizações importantes em 2015 e agora permitem enviar tuítes privados com até 10 mil caracteres. As DMs podem ser para um usuário específico ou para um grupo. Além disso, caso queira habilitar a opção, você pode recebê-las de desconhecidos e evitar lotar a timeline com citações e uma longa conversa que só interessa a poucos usuários.

8. Trocar o nome de usuário sem perder histórico

Cansou do nome de usuário que está usando no Twitter? O microblog permite trocar a identificação quantas vezes quiser, contanto que esteja dentro dos padrões de no máximo 15 caracteres. Lembre-se que o nome é importante para te acharem na rede social e pode ser desde um apelido criativo até seu nome e sobrenome.

9. Descrever a bio com link para website

Você pode criar uma descrição na sua conta com até 160 caracteres para mostrar quem é. Porém, para poupar os poucos caracteres oferecidos para apresentação, a plataforma permite adicionar a localização e um link para seu site, blog ou perfil de outra rede social.

10. Inserir localização

Assim como o Facebook e o Instagram, o Twitter também permite adicionar uma localização nos posts. O recurso facilita a identificação com a publicação, mostrando que está em um lugar importante ou indicando algo para seus seguidores.

11. Bloquear o perfil

A segurança na Internet é um dos assuntos mais discutidos hoje em dia. Com isso, o Twitter permite que o usuário bloqueie o perfil e proteja seus tuítes. Dessa forma, apenas os seguidores aprovados poderão visualizar os posts.

12. Gravar e postar vídeos

O Twitter oferece um ícone especialmente para registrar fotos e vídeos através do app Android e iOS. O recurso é ideal para vídeos curtos, acompanhando a plataforma com posts de tamanho limitado.

13. Agendar tuítes através do Hootsuite

O HootSuite, um dos principais clientes para redes sociais, permite que os usuários do Twitter agendem um post para qualquer dia e horário. A ferramente é essencial para quem não pode perder a hora de alguma publicação.

14. IFTTT

O IFTTT, plataforma que conecta sites e aplicativos, tem inúmeras receitas para o Twitter. Com elas, é possível criar listas automaticamente, postar no Facebook usando uma hashtag do microblog e até mesmo salvar todos os tuítes no Google Drive.

15. Descobrir quem seguiu primeiro e os primeiros seguidores

O TweetTunnel é um site que permite descobrir um dado bastante interessante. A plataforma disponibiliza quem foram seus primeiros seguidores no microblog e também divulga quem foram os primeiros usuários que você seguiu.

16. Usar o TweetDeck para gerenciar a conta

O TweetDeck é uma plataforma que permite organizar seu Twitter de diversas maneiras, com várias timelines, alertas e agendamentos. Com o site, é possível deixar usuários no “mudo” e não precisa ficar atualizando a página para novos tuítes.

17. Ver quem te deu unfollow

Uma das situações que mais causam discórdia nas redes sociais é quando um usuário descobre que está seguindo alguém mas não é seguido de volta, ou ainda pior, está bloqueado. Com alguns truques você pode descobrir o que está acontecendo.

18. Fazer uma busca avançada

Está precisando encontrar um tweet específico ou uma informação postada há meses? Com a plataforma de busca avançada do Twitter fica mais fácil localizar um assunto ou termo no microblog.

19. Sincronizar redes sociais 

A maioria das plataformas permite sincronizar a conta para postar no Twitter automaticamente. No caso do Instagram, o ícone aparece na mesma tela onde insere as informações da imagem que será publicada.

20. Colocar data do seu aniversário 

Para comemorar o aniversário dos usuários, o Twitter oferece uma função divertida. Basta colocar o aniversário nas informações do perfil e aguardar o tão esperado dia. Na data, o microblog o parabeniza com balões coloridos.

21. Usar teclas de atalho

Para facilitar a produção e otimizar o tempo, o Twitter oferece diversos atalhos para comandos básicos da rede social. Confira cada um, guarde os códigos e deixe o trabalho mais fácil.

22. Ver dados com o Twitter Analytics (Ads)

Assim com o Analytics do Google, Facebook ou Pinterest, o Twitter oferece uma página especialmente para os usuários analisarem seus dados. É possível ver resumos, audiências, interesses e muitas outras estatísticas.

23. Ver calendário de eventos

O Twitter possui uma página destinada aos eventos que devem aparecer e ser comentados na plataforma durante os próximos meses. Apesar de ser um pouco escondida, a ferramenta é bastante útil para quem quer manter os tuítes atualizados com os assuntos do momento.

24. Desativar anúncios e conteúdo promovido

Apesar de não permitir desativar toda a publicidade, o Twitter oferece a opção de bloquear o rastreamento de dados na Internet. Com isso, as sugestões não serão mais realizadas a partir de sites visitados.

25. Bloquear ou silenciar contatos

Cansou daquele seguidor que não para de te mandar mensagem no Twitter? Bloqueie o contato e fique livre de incômodos na timeline.

26. Ver todos os dados sobre o perfil

O aplicativo web Life on Twitter permite ir além do Analytics ou de qualquer outra configuração nativa do microblog. Com o app, é possível descobrir qual dia da semana posta mais, a hashtag mais usada e os usuários que você mais dá RT.

27. Inserir emojis gigantes nas DMs

Os emojis não são uma febre apenas no WhatsApp. Você pode também usá-los em redes sociais como o Twitter e enviar figuras gigantes nas mensagens diretas.

28. Usar emojis do Star Wars

Os fãs da série Star Wars podem criar tuítes personalizados para representar seu amor ao filme. As figuras são de “O Despertar da Força” e representam naves e personagens.

29. Usar o Twitter no Telegram

Sempre quis tweetar dentro do serviço de mensagens instantâneas rival do WhatsApp?

30. Denunciar post por direito autoral

Em defesa dos direitos autorais e da propriedade intelectual dos usuários, o Twitter permite reivindicar a criação de um conteúdo na rede social.  O código fornece informações de como a parte afetada pode denunciar um plágio.

31. Central de Segurança

A Central de Segurança do Twitter segue os mesmos princípios do Facebook. Ela reúne informações e dicas para ajudar seus usuários a gerenciar a privacidade de suas contas no microblog.

32.  Ver o histórico de acesso

Quer descobrir se tem alguém usando sua conta do Twitter? Veja o histórico de acesso e confira onde seu perfil está logado e quando foi feito o login em cada dia e horário.

33. Desativar autoplay de GIFs

Muitas pessoas preferem escolher quais GIFs querem assistir. Para isso, o Twitter permite desativar o autoplay na versão web.

34. Compartilhar YouTube no Twitter

Conferiu vários vídeos no YouTube e não sabe como compartilhar? Com um ícone é possível enviar o conteúdo direto para sua conta no Twitter através dos aplicativos móveis.

35. Enviar vídeos do PS4 para Twitter

Já imaginou compartilhar seus gameplays do PlayStation 4 no Twitter? Com um passo a passo simples e rápido é possível enviar os vídeos direto para o microblog.

36. Criar emojis

Os emojis são bastante utilizados em redes sociais para dar ênfase a ações e fatos. Para isso, aprenda a fazer as figuras para o Twitter com atalhos rápidos.

37. Desativar DMs de desconhecidos

O Twitter libera o envio e recebimento de mensagens diretas entre usuários desconhecidos.

38. Apagar posts debates polêmicos

Não é raro alguém se arrepender de uma publicação no Twitter. Para evitar problemas no futuro, apague os posts do perfil.

39. Sair de conversas em grupo e usar o mudo

Nas mensagens diretas do Twitter é possível criar conversas em grupo, como em qualquer mensageiro.

40. Anexar várias fotos em um mesmo tuíte

Para não mandar várias fotos repetidas em diferentes tuítes seguidos, o microblog permite anexar as imagens em um único post através dos aplicativos Android, iOS e Windows Phone.

41. Integração com Periscope

O Periscope tem integração direta com o Twitter. Com isso, o vídeo aparece incorporado ao tuíte e faz com que a transmissão no app de streaming ao vivo tenha mais divulgação.

42. Adicionar enquetes em tuítes

A enquete no Twitter chegou para facilitar a vida de muitos usuários. Com ela é possível criar uma votação embedada no próprio tuíte e descobrir a opinião dos seguidores sobre qualquer assunto.

43. Adicionar foto de capa em uma conversa em grupo

Quer deixar sua conversa em grupo mais interessante? Coloque uma foto de capa. A função ajuda a identificar com facilidade o chat que está.

44. Transmitir vídeos ao vivo com o Periscope 

O Periscope tem integração com o Twitter e, com isso, permite fazer uma transmissão ao vivo no microblog.

45. Postar foto do Instagram de forma nativa

Ao postar uma foto ou publicação de outra rede social no Twitter você permite que mais pessoas vejam todas as plataformas onde tem uma conta registrada.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

Conheça o Ataribox, novo console da Atari

A Atari finalmente revelou um pouco mais sobre o Ataribox, console que seu CEO, Fred Chesnais, ...