Início >> Hardware >> Entenda a diferença entre memória RAM e HD; veja como funcionam

Entenda a diferença entre memória RAM e HD; veja como funcionam

Ao pesquisar um computador ou notebook para comprar, geralmente o número de GB (gigabytes) ou TB (Terabytes) é a informação que salta aos olhos, e pode ser um fato determinante para alguém levar a máquina pra casa.

Mas ela se refere ao armazenamento do equipamento, o famoso disco rígido. PCs e notebooks vão além disso. Existe a memória RAM que trabalha em sintonia com o espaço de armazenamento e faz a máquina ficar turbinada. Aprenda a diferença entre elas.

Responsável pela execução e leituras de programas, a memória RAM pode ser expansível e ajuda notebooks e PCs a ficarem mais rápidos. Foto: Divulgação.
Responsável pela execução e leituras de programas, a memória RAM pode ser expansível e ajuda notebooks e PCs a ficarem mais rápidos. Foto: Divulgação.

Como o TechTudo já adiantou, a memória RAM (Random Acess Memory) é a responsável pelo desempenho do aparelho. É ela quem executa tarefas, determina quantos processos podem rodar ao mesmo tempo, faz leitura de itens (músicas, jogos, vídeos), abre e fecha aplicações e roda várias ferramentas como o GPS. Portando, quanto mais memória RAM no dispositivo, melhor e mais rápido serão os processos de enviar e-mails, ouvir música, jogar e assistir a vídeos.

Disco rígido, HD externo e até pendrives com defeito podem provocar tela azul (Foto: Pond5) (Foto: Disco rígido, HD externo e até pendrives com defeito podem provocar tela azul (Foto: Pond5))
Disco rígido (HD, hard disck) atua como a memória interna de notebooks e computadores e serve para armazenar dados (Foto: Reprodução/Pond5)
Enquanto a memória RAM roda os aplicativos instalados no notebook e computador, a memória externa ou de armazenamento (disco rígido, hard disk – HD) guarda essas aplicações e todos os demais conteúdos. Na prática, a memória RAM e o espaço de armazenamento atuam em conjunto. Ao instalar um programa, por exemplo, este fica alocado no HD. Quando o usuário clica para abrir, a memória RAM é ativada para rodar a ferramenta e fazer tudo funcionar.

Alguns notebooks e computadores já superam um terabyte (1024 GB) de armazenamento em seus discos rígidos. Já a memória RAM costuma ser bem menor, e varia de tamanho, algumas com 500 MB, metade de 1 GB.

Como otimizar a memória interna (HD) e a memória RAM?

Deixar o equipamento mais potente é desejo da maioria dos usuários. E e possível aumentar a memória RAM de um computador ou notebook fazendo o uso de “pentes”.

A memória do disco rígido também pode ser otimizada ao desinstalar programas, excluir arquivos que não são importantes, e, portanto, fazendo uma limpeza no HD. Mas além disso, o usuário ainda pode realizar a troca do HD atual para um novo, com capacidade maior.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

i3, i5 e i7: entenda de uma vez a diferença entre os processadores da Intel

i3, i5 e i7: entenda de uma vez a diferença entre os processadores da Intel