Início >> Curiosidades >> Entenda a diferença que faz a abertura da lente da câmera do seu celular

Entenda a diferença que faz a abertura da lente da câmera do seu celular

Se você acompanha o Olhar Digital ou outro site de tecnologia, já deve ter lido nas especificações de novos celulares um termo estranho no que se refere a câmera. Normalmente é a letra “f” seguida de um número. F/1.8, f/2.0, f/2.2… mas, afinal de contas, o que isso significa?

O termo se refere à abertura do diafragma da câmera dos smartphones, e é um dos pontos mais importantes quando precisamos analisar a qualidade dos sensores de um aparelho. Ela afeta profundamente a fotografia. Como? A gente explica.

A abertura é o buraco pelo qual a luz passa pela lente. Quanto maior a abertura, maior a entrada de luz. Curiosamente, o número que você vê ao lado da letra “f” é inversamente proporcional à abertura da lente. Ou seja: quanto maior o número, menor é a abertura. A imagem abaixo da Wikipédia ilustra bem esta situação um pouco confusa.

Reprodução

A abertura da lente tem um impacto direto no foco da fotografia. A abertura maior dá uma profundidade de campo da foto mais rasa. Isso significa que um objeto de destaque estará focado, enquanto o que estiver ao fundo ficará mais borrado. Se a íris da lente for menor, o fundo tende a ficar mais visível.

Maior abertura, menor área de foco e vice-versa. Você pode ver nos exemplos abaixo.

Reprodução

Mas não é só no foco. A velocidade da lente também é determinada pela abertura. Uma lente com uma abertura máxima maior é considerada mais rápida do que uma com uma abertura máxima não tão grande.

Isso acontece porque, com uma abertura menor, é necessário capturar mais luz por mais tempo para registrar uma imagem. Isso é péssimo para capturar um momento específico de uma imagem em movimento rápido. Imagine um fotógrafo tentando registrar um jogo de futebol. Se ele quiser capturar o exato momento em que o pé de um atleta atinge a bola, ele precisa de uma abertura grande de lente.

Para capturar uma foto em ambiente pouco iluminado, uma abertura maior também faz toda a diferença, deixando mais luz entrar. Abertura menor, em um lugar escuro, tende a resultar em imagens borradas.

Uma abertura menor também tem sua utilidade para quem quer um efeito diferente, porém. Ela poderia, por exemplo, capturar o movimento do pé do atleta até atingir a bola. Outra possibilidade: ela também é boa para registrar aquelas fotos em que as pessoas desenham com a luz.

Há outros fatores a serem considerados para a fotografia. Tempo de exposição e ISO são os outros dois fatores principais. Também deve ser levado em conta que câmeras de celular, em geral, não são tão capazes como as lentes de câmeras feitas apenas para isso. No entanto, o conceito se aplica a qualquer lente para fotografia: abertura maior, mais luz e mais rapidez.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa

Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa