Início >> Curiosidades >> Microsoft lança site que avalia o seu bigode

Microsoft lança site que avalia o seu bigode

A Microsoft lançou mais uma brincadeira de reconhecimento facial que parece boba, mas usa algoritmos complexos. Agora, a empresa quer medir o seu bigode com o site MyMoustache. Basta subir uma foto para o site e ele vai analisar o bigode da pessoa em questão e compará-lo com o restante do mundo.

Ao subir uma foto, a ferramenta dá uma nota ao bigode dividindo as fotos em três categorias: “fraquinho”, “quase lá” e “bigode olímpico”. Como brincadeira, testamos a foto de Tom Selleck no papel do detetive Magnum na plataforma, um dos maiores bigodes da ficção, e ele caiu no bloco “quase lá”, mas chegando perto do “bigode olímpico”. Mesmo assim, ele foi melhor que a maioria das fotos publicadas na plataforma.
Reprodução

A brincadeira também faz parte de uma ação do “novembro azul”, que tenta conscientizar os homens sobre o perigo do câncer de próstata. Nos Estados Unidos, também há o “movember” (mistura de “moustache” + “november”), no qual homens deixam os bigodes crescerem como parte do novembro azul.

Segundo a Microsoft, o projeto nasceu como uma piada. “E se conseguíssimos usar a tecnologia de machine learning (aprendizado de máquina) para detectar o tamanho da barba/bigode de alguém?”. As brincadeiras evoluíram para sessões de brainstorm e esboços de design até se tornar uma ferramenta real.

O projeto é parte do Microsoft Garage, que dá a liberdade para funcionários criarem e experimentarem coisas diferentes que podem ser divertidas. O site usa a API do Project Oxford para reconhecimento de fotos. Esta ferramenta já foi usada em outras brincadeiras da empresa como o medidor de idade e o “gêmeo ou não”, que compara a similaridade facial entre duas pessoas.

A empresa diz que as fotos não são salvas em seus servidores, a menos que o usuário marque a caixa “Doar minha foto para a ciência”. Nesta caso, a imagem é usada para alimentar os bancos de dados para treinar a inteligência artificial por trás do serviço, para que ela seja capaz de identificar melhor os rostos.

Se você quiser testar o seu bigode, basta clicar aqui.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

5 mitos do Adwords que você precisa esquecer para fazer sua empresa crescer

5 mitos do Adwords que você precisa esquecer para fazer sua empresa crescer