sexta-feira , 18 agosto 2017
Home >> Android >> Notificação por ‘prints’ no WhatsApp é boato

Notificação por ‘prints’ no WhatsApp é boato

Nos últimos dias, uma notícia circulou pela internet informando que o WhatsApp passaria a notificar usuários quando houvesse uma captura de tela durante a conversa. Com isso, o app funcionaria de forma semelhante ao Snapchat, que avisa aos usuários quando suas mensagens são printadas.

A notícia, contudo, é improvável. Ela foi divulgada pelo site Portal Atualizado, do Amazonas, e não cita nenhuma fonte. Buscas no Google por outros sites com notícias semelhantes também não trazem resultados relevantes.

O Portal Atualizado também não fez muito para dar credibilidade à própria notícia. Ontem, o site que fez circular o boato tuitou uma foto mostrando a própria audiência e agradecendo os leitores – algo pouco usual entre sites mais confiáveis. Desde então, o site apagou o tweet.

Reprodução

Tudo indica, portanto, que trata-se de um boato divulgado pelo site, principalmente para aumentar a própria audiência, mas sem qualquer indício mais concreto de tratar-se de uma mudança real.

Além da ausência de fontes, tal atualização não faria sentido: o WhatsApp não notifica usuários quando mensagens suas são encaminhadas a outros, então notificar apenas os prints não mudaria nada. Além disso, o Whatsapp, diferentemente do Snapchat, guarda registros de todas as conversas (permitindo inclusive que os usuários guardem cópias no Google Drive).

Entramos em contato com o WhatsApp nos Estados Unidos mas, até o momento, não obtivemos nenhuma resposta quanto ao rumor.

Foi provavelmente por isso que, poucos dias depois, o mesmo site divulgou um boato semelhante, segundo o qual o Instagram passaria a ter uma função “visitantes recentes”. Semelhante à do falecido Orkut, a função permitiria aos usuários ver quem visitou sua página recentemente. Assim como o boato anterior, ele não vinha acompanhado de quaisquer fontes.

ATUALIZAÇÃO: O Portal Atualizado enviou uma nota ao Olhar Digital confirmando que tanto a notícia sobre o Whatapp quanto a do Instagram eram falsas. Segundo o Portal, o repórter responsável por ambas as notícias, Hugo Santos, foi demitido na manhã desta quarta-feira. O site informou que em breve publicará uma errata sobre a situação.

Fonte: Olhar Digital

About AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.

Check Also

Os 10 filmes mais pirateados da semana (20/03/2017)

Os 10 filmes mais pirateados da semana (20/03/2017)