Início >> Aplicativos >> Nova utilidade? Grupo consegue transformar iPhone 6s em balança digital

Nova utilidade? Grupo consegue transformar iPhone 6s em balança digital

Foi-se o tempo em que celulares serviam apenas para fazer ligações. Já não cabe mais nos dedos de uma mão a quantidade de funções que eles podem realizar, e um grupo liderado pelo desenvolvedor Ryan McLeod conseguiu algo um pouco diferente: transformar um iPhone 6s em uma balança digital.

De acordo com um texto publicado no site Medium, o time conseguiu essa façanha utilizando o 3D Touch, que consegue “ler” a pressão aplicada à tela do aparelho. No momento, a Maçã utiliza essa opção apenas para algumas opções, mas McLeod conseguiu tal feito após realizar algumas alterações aqui e ali.

Entretanto, alguns problemas surgiram no processo. O primeiro deles foi que a API do 3D Touch mede os pesos apenas em uma escala aleatória que vai de 0.00 a “máxima força possível”, sendo 1.00 a média. Neste caso, foi necessário usar algo com um peso conhecido (moedas) para calibrar o sistema, mas ainda assim faltava algo mais: um objeto que fosse condutor e, ao mesmo tempo, parecido com um dedo e capaz de servir como como suporte para segurar os objetos que seriam pesados. Foi aí que uma colher entrou em ação, como é possível ver abaixo:

Entretanto, vale mencionar que a colher possui um peso próprio, e as moedas também adicionam um pouco de valor a esse total. Para resolver esse problema, bastaria remover a colher com o objeto que deseja pesar, juntamente com as moedas, para que tudo volte a funcionar normalmente (vale lembrar, o peso visualizado não é totalmente correto, mas fica próximo disso).

Fazendo da ideia algo real

Após a solução desses problemas, o time enviou o seu aplicativo (que recebeu o nome Gravity) para avaliação da Apple, mas qual não foi a surpresa ao ver que, de acordo com McLeod, ele foi rejeitado por “trazer uma descrição errônea”? Entretanto, o criador informou que já existem vários aplicativos com essa função e tentou recomeçar o processo incluindo o vídeo que está acima, e novamente a ideia foi recusada – dessa vez, com a explicação de que “o conceito de um aplicativo como esse não era apropriado para a App Store”.

Logo, todo o trabalho (que ocupou praticamente os meses de setembro e outubro) de colocar o aplicativo para funcionar e se tornar algo real na App Store se transformou em algo infrutífero. Talvez a Apple esteja um pouco receosa, já que o sensor não seria capaz de medir nada que pesasse além de aproximadamente 385 gramas (e talvez alguém tentasse verificar o peso de algo acima disso), ainda mais utilizando uma colher. Entretanto, talvez esse cenário mude um dia, e aí teremos a chance de ver o Gravity funcionando no aparelho da Maçã.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa

Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa