sexta-feira , 18 agosto 2017
Home >> Curiosidades >> Novo chip da Qualcomm pode deixar câmeras conscientes

Novo chip da Qualcomm pode deixar câmeras conscientes

A Qualcomm desenvolve o Snapdragon 618 IP, um novo tipo de processador de imagem para operar câmeras de segurança integradas que sejam mais inteligentes. A ideia é que os dispositivos sejam equipados com chips mais adequados às suas tarefas e que façam dessas câmeras dispositivos realmente “smart” ao processar localmente informações relevantes para o seu funcionamento.

Hoje, uma câmera conectada comum funciona coletando informações e, em grande parte dos casos, transmitindo esses dados à Internet para servidores distantes, em que esses dados acabam sendo processados e retransmitidos para a câmera. A ideia da Qualcomm é aplicar anos de tecnologia desenvolvida para tablets e celulares para racionalizar o processo.

Qualcomm promete lançamento das primeiras câmeras com processador Snapdragon em 2016 (Foto: Divulgação/Qualcomm)
Qualcomm promete lançamento das primeiras câmeras com processador Snapdragon em 2016 (Foto: Divulgação/Qualcomm)

O processamento remoto é o método pelo qual câmeras de vigilância “smart” funcionam. Ele é usado para identificar as imagens que o dispositivo está capturando, determinar se o que está acontecendo num ambiente é algo que merece ser reportado aos moradores, ou se são ocorrências que não merecem registro, como uma cortina balançando ao vento, um gato caminhando e etc.

A ideia da Qualcomm é criar um chip que possa realizar esse processamento todo localmente. As vantagens são evidentes, já que a câmera fica capaz de deteminar por si o que é relevante, ou não, do ponto de vista de monitoramento. No fim das contas, o método economiza conexão, já que reduz a necessidade de transmissão constante de dados, energia e economiza espaço, já que a câmera só irá gravar aquilo que for relevante em sua memória interna.

A Qualcomm já possui tecnologias direcionadas ao processamento de imagens em seus processadores Snapdragon, usados em smartphones top de linha. Outras tecnologias da empresa seriam combinadas no novo produto, como modens 4G e recursos de gerenciamento de bateria para dar às novas gerações de câmeras residênciais de vigilância o verdadeiro sentido do termo “smart”.

O desenvolvimento da nova tecnologia e dos produtos já está em fase adiantada. Raj Talluri, vice-presidente de produtos da Qualcomm, disse em comunicado de imprensa que os primeiros produtos aplicando essas tecnologias devem chegar ao consumidor na primeira metade de 2016.

Via Mashable

About AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.

Check Also

Os 10 filmes mais pirateados da semana (20/03/2017)

Os 10 filmes mais pirateados da semana (20/03/2017)