Início >> Geral >> PES 2016: testamos o game com comemorações e provocações inusitadas | Notícias | TechTudo

PES 2016: testamos o game com comemorações e provocações inusitadas | Notícias | TechTudo

PES 2016 é a nova edição do popular game de futebol da Konami. O TechTudo conferiu, antes de todos, na E3 2015, maior evento de jogos do mundo, as novidades que título deve trazer aos fãs. O título será lançado em setembro para PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PC. Comemorando 20 anos, a produtora pretende marcar história com essa nova versão.

Acompanhe o Tempo Real da E3 2015 no TechTudo

pes 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)PES 2016 comemora 20 anos (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

20 anos com Neymar

No início da apresentação, fomos lembrados de Neymar, jogador brasileiro que está na capa da edição e também é o garoto-propaganda de PES 2016. O produtor Adam Bhatti afirmou que é importante ter um atleta atual e jovem na capa do título, principalmente para criar a conexão com o público-alvo.

Além disso, ele também revelou que PES 2016 virá em três edições principais: uma exclusiva da pré-venda digital, com benefícios ainda não revelados, outra chamada “Edição Day One”, vendida nos primeiros dias de lançamento apenas, com itens exclusivos, e a última, contendo uma caixa comemorativa dos 20 anos recheada de extras.

Ainda não se sabe o conteúdo desses pacotes especiais ou o preço de cada edição. Mas Adam divulgou que a Konami deve mostrar mais disso em breve, já que o game será lançado em poucos meses.

pes 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)PES 2016 traz jogabilidade aprimorada (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Provocações e comemorações

A Konami dá muita atenção a detalhes neste capítulo. Além da jogabilidade melhorada, há pequenas inserções de funcionalidades que vão fazer a diferença e vão deixar o game mais divertido, como provocações pessoais entre os jogadores que participarem de uma dividida em campo, por exemplo.

Mas não pense em xingamentos, o que vale é o “Fair Play”. Essas provocações nada mais são do que fintas, dribles e outras habilidades específicas de cada jogador, usadas para tirar a bola de um adversário, por exemplo. Com comandos simples, é possível ativar as provocações nas divididas e ver o resultado em tempo real.

Há ainda um inédito sistema de comemoração. É possível configurar previamente a comemoração dos jogadores e, quando eles fizerem um gol, você pode ativar a que escolheu. Para isso, é só pressionar um botão. As opções de comemoração também vão mudar de acordo com a posição do jogador no campo. Por exemplo: se ele fizer o gol próximo da rede, ele poderá correr para trás dela e brincar com a torcida. Já se o gol for próximo do canto do campo, ele deve correr e saltar as placas de propaganda para interagir com os fãs.

Temos ainda comemorações mais criativas e inusitadas, como o “selfie” de Totti, que se destacou no primeiro trailer. O produtor não revelou muito sobre comemorações específicas dos principais e mais famosos jogadores, mas podemos esperar mais surpresas.

Jogabilidade “arcade”

PES 2016 continua com jogabilidade mais “arcade”. Porém, o título traz vários elementos de simulação inseridos nos detalhes. Além disso, pouco se variou dos controles em relação ao capítulo anterior. Porém, não espere que as falhas continuem. “Queremos ter certeza que a comemoração de 20 anos de PES seja marcante para os jogadores em um bom sentido. Então, pretendemos cobrir todas as nossas falhas passadas”, contou Adam Bhatti.

E por falar em falhas, ele não prometeu nada em específico em relação ao online do jogo. “Sabemos que, durante o lançamento, temos alguns problemas com o modo online sempre. Então, eu não vou mentir para você e dizer que vai dar tudo certo, eu não quero isso. Mas vou trabalhar para que o modo online funcione perfeitamente, ou bem próximo ao menos”, contou.

Ainda em termos de jogabilidade, Adam demonstrou um pouco do sistema do clima em tempo real, que vai tentar simular as condições climáticas de cada local. Se uma partida for na Inglaterra, por exemplo, lá teremos uma tendência maior de chuva. Já se for em um país com clima mais seco, o sol deve dominar, apesar de eventuais pancadas de chuva durante uma partida.

Tudo isso está alinhado com a proposta de PES 2016: ser o jogo de futebol número um entre os fãs. Para isso, a Konami continua usando o Fox Engine, motor gráfico criado pela Kojima Productions, a mesma da série Metal Gear Solid, para criar lances e gráficos mais realistas.

Isso se reflete também nas animações e colisões entre jogadores, que foram melhoradas. Agora, durante um “encontrão”, não há mais aquela história de a perna de um jogador entrar no calção do outro. A colisão ocorre e os polígonos não parecem se fundir. Um jogador pode simplesmente parar o movimento ou continuar caindo, por exemplo, sem atravessar o outro.

Câmera, ação

PES 2016 contará ainda com um sistema de câmera dinâmica e mais inteligente. A câmera acompanha a bola e, em alguns momentos, como em um lateral, pode dar um zoom e ver o lance mais de perto automaticamente. Isso pode ser desligado, mas deu um ar de renovação. Nós aprovamos a funcionalidade.

A ação também faz parte do Master League, que agora está mais completo e vai contar com outras funcionalidades e detalhes extras. Há pequenos filmes exclusivos que serão destravados de acordo com o jogador que você contratar, ou quando aquele jogador for premiado no final da temporada, por exemplo. Se um lance bonito ocorrer dentro de um jogo, por outro lado, ele pode ser destacado na página inicial da campanha Master League.

E por falar em Master League, a narração deste modo deve ser aprimorada. Há ainda a confirmação do que já esperávamos: Silvio Luis e Mauro Betting serão novamente os responsáveis pelas vozes brasileiras, repetindo a dose do que têm feito nos últimos anos.

pes 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)PES 2016 não seguiu a tendência de FIFA 16 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Sem mulheres e sem times confirmados

Infelizmente, PES 2016 não seguiu a tendência de FIFA 16 e não vai apresentar times femininos. Ainda segundo Adam, a ideia da concorrência é boa, mas não há previsão de ser implementada em PES. “Se o nosso público quiser, com certeza iremos ouvir e ver o que podemos fazer. Estamos abertos a qualquer alternativa”, disse.

Sobre as equipes brasileiras e as escalações, o produtor disse que não vão revelar nada neste sentido durante a E3. As novidades virão em agosto, durante a feira Gamescom, na Alemanha. Pela proximidade com o lançamento, é possível que eles ainda estejam fechando parcerias e contratos com equipes nacionais sobre o caso.

Em relação ao produto final, o que jogamos durante a feira representava uma demonstração de versão inicial de desenvolvimento. O que teremos, segundo a Konami, é um game ainda mais polido e de qualidade, digno dos 20 anos de PES.

Fonte: PES 2016: testamos o game com comemorações e provocações inusitadas | Notícias | TechTudo

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

19 de Outubro – Dia do Profissional de TI

19 de Outubro - Dia do Profissional de TI