sexta-feira , 18 agosto 2017
Home >> Aplicativos >> Popcorn Time X Netflix: conheça as diferenças entre eles

Popcorn Time X Netflix: conheça as diferenças entre eles

O Popcorn Time ressurgiu hoje em mais uma versão: um site que exige um plugin chamado Torrents Time para funcionar. Esse foi apenas o último episódio de uma longa série do chamado “Netflix pirata”: ele ganhou uma versão para navegadores em 20 de outubro; essa versão saiu do ar apenas 3 dias depois e, logo em seguida, uma das versões principais do aplicativo também foi fechada.

Popcorn Time e Netflix, obviamente, têm muito em comum. A principal diferença deles, a princípio, é o preço: o Popcorn Time é um serviço “pirata”, portanto gratuito, enquanto o Netflix é legal e pago. Abaixo dessa superfície, porém, outras diferenças notáveis entre os dois aplicativos de streaming ainda existem, e é importante estar consciente delas para usar qualquer um dos dois.

A seguir, explicamos as diferenças entre os dois serviços, ressaltando as características de cada um, com suas vantagens e desvantagens. Antes disso, é importante esclarecer que o KassioInFo não incentiva o uso de serviços piratas; no entanto, dada a relevância que o Popcorn Time ganhou, ofereceremos a seguir uma visão informativa e realista sobre o aplicativo.

Reprodução

Streaming de torrents

O serviço do Popcorn Time pode ser descrito simplesmente como streaming de torrents. Quando um usuário baixa um torrent, ele baixa o arquivo em milhares de pedaços. O Popcorn Time faz com que o download desses pedaços aconteça “na ordem”; com isso, permite que o usuário assista ao filme ou série enquanto ele é baixado.

Qualquer filme ou série que exista na internet na forma de torrent pode ser assistido por meio dele. Por isso, diferente do Netflix – cujo catálogo é limitado por contratos regionais de licenciamento – o Popcorn Time tem praticamente qualquer filme que você quiser assistir, seja ele novo ou antigo, nacional ou estrangeiro. Até mesmo filmes recém-chegados aos cinemas estão nele (mesmo que em qualidades duvidosas).

Não é à toa que o Popcorn Time seja um serviço tão instável. As vantagens que ele oferece para os espectadores são tão grandes quanto as ameaças que ele representa para a indústria de cinema. Afinal, ele disponibiliza gratuitamente quase tudo que já foi filmado pela indústria de maneira gratuita e facilmente acessível.

Essa praticidade fez com que o serviço ganhasse não apenas uma multidão de seguidores ávidos, como também um grupo de programadores dedicados a manter o serviço open source no ar. Num cenário em que versões do Popcorn Time saem do ar com enorme frequência, isso significa a existência de diversas versões (ou branches) diferentes do aplicativo, cada uma desenvolvida por um grupo diferente, o que torna o seu uso um pouco confuso.

Por exemplo: se você usa o Popcorn Time, pode acontecer de ele simplesmente parar de funcionar e você precisar baixar outra versão. Pode acontecer de o aplicativo não carregar determinados filmes, não ativar legendas corretamente, causar problemas no seu computador, entre outras inconveniências. E como ele é desenvolvido por diversos grupos diferentes – nenhum deles pago para isso – esses empecilhos costumam aparecer com alguma frequência.

Reprodução

Serviço profissional

O Netflix, por outro lado, é muito mais estável. Ele funciona em praticamente qualquer dispositivo que você estiver usando, seja ele um computador, navegador, SmartTV, console de videogame ou mesmo smartphone – uma conveniência que o Popcorn Time não oferece ainda. Ele costuma carregar de maneira relativamente rápida e dificilmente dá problemas.

Esse é o lado positivo do valor entre 20 e 30 reais por mês que usuários precisam pagar por ele. O lado negativo – além do pagamento – vem das restrições que o funcionamento legalizado do aplicativo exige.

O Netflix precisa licenciar os filmes e séries que disponibiliza aos seus usuários junto aos detentores dos monopólios de direitos autorais deles. Isso é um processo que exige tempo e dinheiro da empresa, ainda mais porque os detentores desses direitos às vezes mudam de uma região para outra.

Esse é um dos motivos pelos quais o catálogo do Netflix é diferente entre países e regiões. Como o Popcorn Time é pirata, ele não precisa se preocupar com nada disso – apenas com a possibilidade de sair do ar de um dia pro outro e de seus desenvolvedores serem identificados, processados, condenados a pagar multas milionárias e possivelmente passarem tempo na cadeia.

A legalidade também deve ser considerada um ponto a favor do Netflix. A indústria de filmes não costuma ir atrás de usuários de pirataria (embora haja precedentes), mas essa não é a única questão. Com o dinheiro que ganha, o netflix paga impostos ao governo, investe na indústria cinematográfica nacional e realiza doações filantrópicas – além de, é claro, prestar o seu serviço. O Popcorn Time tem a acessibilidade a seu favor, mas se você pode pagar, saiba que seu dinheiro não será mal gasto.

Reprodução

Qual é mais rápido?

Com relação à velocidade dos serviços, é difícil comparar. O Netflix possui um sistema global robusto de data centers responsáveis por entregar seus filmes e séries aos usuários finais. São “poucos” computadores, mas cada um capaz de taxas monstruosas de transferência de dados. O Popcorn Time, por sua vez, usa torrents; com isso, qualquer pessoa que tenha o torrent compartilha os arquivos com quem não tem, embora numa velocidade muito menor.

O desempenho dos dois depende, é claro, de muitos fatores. Um filme que todo mundo está assistindo deverá funcionar muito bem no Popcorn Time, já que o serviço terá milhares de máquinas de onde puxar os arquivos. Filmes menos comuns, por outro lado, devem funcionar melhor no Netflix, porque mesmo que o filme só exista em um servidor do Netflix localizado do outro lado do mundo (o que é pouco provável), ele poderá ser baixado desse servidor.

Se você já baixou um torrent, sabe que o download de um arquivo com poucos “seeds” (poucos outros usuários que têm o arquivo) pode demorar horrores – e, às vezes, nem terminar. É nessas situações em que o Netflix tem vantagem garantida. No caso de torrents com muitos “seeds”, é possível – mas não garantido – que o Popcorn Time seja mais rápido.

Mas nos dois casos, o principal fator vai ser a velocidade da sua conexão. Se você possui uma conexão muito lenta, não espere que um dos dois serviços vá oferecer um stream de vídeo de altíssima qualidade. Para assistir a filmes em altas resoluções com uma conexão muito lenta, a única aposta segura é deixar o filme baixando antes, para que ele esteja disponível depois.

Resumindo: os prós e contras dos dois

Popcorn Time

Prós: gratuito, catálogo imenso, rápido para vídeos populares

Contras: pirata, instável, pouco confiável para filmes e séries menos conhecidos

Netflix

Prós: estável, velocidade confiável, disponível em praticamente qualquer dispositivo

Contras: pago, catálogo relativamente limitado


About AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.

Check Also

Conheça o Ataribox, novo console da Atari

A Atari finalmente revelou um pouco mais sobre o Ataribox, console que seu CEO, Fred Chesnais, …