Início >> Hardware >> Quando usar um repetidor de sinal para melhorar o Wi-Fi da sua casa?

Quando usar um repetidor de sinal para melhorar o Wi-Fi da sua casa?

Repetidores de sinal estão cada vez mais populares no mercado brasileiro. Existe uma lista muito grande de repetidores Wi-Fi, dos mais variados modelos, formatos, tamanhos e preços. Porém, quando é apropriado usar um repetidor Wi-Fi em sua casa?

Como o próprio nome do aparelho deixa claro, ele repete o sinal wireless já existente, estendendo o alcance do mesmo. Note que ele não aumenta a velocidade da internet, apenas amplia o alcance do sinal. Não à toa ele é também chamado de extensor de sinal. Em alguns casos, porém, ele pode melhorar a velocidade da rede local, visto que alguns modelos alcançam taxas de transferência mais elevadas. Veja agora em quais situações um repetidor de sinal seria adequado.

Repetidor conta com porta RJ-45 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Repetidor conta com porta RJ-45

Muitos obstáculos obstruindo o sinal Wi-Fi

Alguns roteadores possuem antenas de baixo alcance ou, ainda, embutidas no aparelho e que são de má qualidade. Nesses casos, qualquer obstáculo representa um grande empecilho para que o sinal chegue com qualidade até o seu aparelho.

Podem ser paredes, vários móveis e eletrodomésticos espalhados pela casa, colunas de concreto e até mesmo espelhos que atrapalham a recepção do sinal. Se você passa por essa situação em sua casa, a compra de um repetidor de sinal resolveria o problema. Ele seria capaz de pegar o sinal que vem do roteador e replicá-lo, evitando assim os obstáculos que estão atrás dele. Dessa forma você ganha uma melhor qualidade do sinal da sua internet.

2. Grandes distâncias

Imagine que o seu quarto fica muito longe do local onde o roteador está instalado. Some a isso que no meio do caminho existem muitos obstáculos, como os citados no tópico anterior. Pronto, você tem a combinação perfeita que impedirá que o sinal wireless chegue até o cômodo desejado.

Repetidor precisa estar bem posicionado para funcionar bem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Repetidor precisa estar bem posicionado para funcionar bem

Um repetidor de sinal, instalado entre o roteador e o seu quarto, resolveria o problema. O sinal, que antes era inexistente ou muito fraco em seu quarto, agora ficará com a força máxima e você poderá navegar na internet no conforto e privacidade do seu espaço.

3. Compartilhar a rede Wi-Fi com muitos dispositivos

Alguns roteadores não suportam muitas conexões simultâneas. Assim, quando muitos aparelhos estão conectados, a qualidade do sinal cai drasticamente e nenhum dos dispositivos consegue aproveitar a internet plenamente.

A instalação de um repetidor de sinal permitiria que mais dispositivos, como tablets, celulares, notebooks e Smart TVs se conectem à internet e não tenham problemas com lentidão ou dificuldades de conexão.

Em qualquer uma dessas situações, a compra de um repetidor, ou extensor de sinal se faz apropriada.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa

Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa