Início >> Aplicativos >> Sete coisas que o Windows 10 Mobile vai fazer melhor que outros celulares

Sete coisas que o Windows 10 Mobile vai fazer melhor que outros celulares

A chegada do Windows 10 para smartphones é bastante aguardada entre os fãs da Microsoft. Com novas funcionalidades e visual bonito, a experiência dos donos de celulares Lumia será melhorada com o lançamento da plataforma, em dezembro deste ano.

Por isso, o TechTudo listou sete recursos que provam que o Windows 10 promete dar trabalho para os outros sistemas operacionais móveis, como Android e iOS. Conheça as novidades para o Windows Phone a seguir.

Lumia 535 (Foto: Divulgação)O Lumia 535 é um dos aparelhos que irão receber o Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

1 – Apps universais

Com os aplicativos universais do Windows 10, a fabricante promete revolucionar o universo dos smartphones. Esses apps serão úteis para quem já usa computadores com o sistema operacional, afinal os programas serão adaptáveis para todas as plataformas da empresa.

Com Windows 10 Mobile, Microsoft irá se posicionar como uma das melhores empresas no quesito convergência (Foto: Reprodução AP Photo/Jeff Chiu)Com Windows 10 Mobile, Microsoft irá se posicionar como uma das melhores empresas no quesito convergência (Foto: Reprodução AP Photo/Jeff Chiu)

Chamada de Continuum, a compatibilidade universal garante a um aplicativo Windows funcionar também no PC e no Xbox One. Isso sem precisar de nenhum tipo de remodelação ou versão específica para aquele dispositivo.

2 – Transformar o smartphone em PC

A ideia de transformar o celular em computador com uso de acessórios não é algo recente ou muito inovador. Mas a proposta do Windows 10 é bem mais consistente do que outras sugeridas anteriormente por empresas como Motorola, por exemplo.

Com um simples Dock é possível transformar o celular em um PC funcional (Foto: Divulgação / Microsoft)Com um simples Dock é possível transformar o celular em um PC funcional (Foto: Divulgação/Microsoft)

O recurso estará disponível apenas para dispositivos mais potentes da Microsoft e dará acesso aos softwares disponíveis na loja virtual. Com a ajuda de outros recursos, como Apps Universais e similaridade entre sistemas, a Microsoft dispara na corrida pela convergência que muitas companhias buscam.

3 – Desbloqueio da tela ao olhar para o telefone

No evento realizado no começo de outubro, um serviço pouco mencionado, mas surpreendente, foi o Windows Hello para smartphones.

Windows Hello também estará disponível nos smartphones com Windows 10 Mobile (Foto: Divulgação / Microsoft)Windows Hello também estará disponível nos smartphones com Windows 10 Mobile (Foto: Divulgação/Microsoft)

Com a ferramenta, basta olhar para o telefone que o aparelho faz o reconhecimento biométrico do rosto. Isso promete garantir maior velocidade no desbloqueio da tela. O Windows Hello não exige hardware adicional e usa apenas a câmera frontal.

4 – Controles de câmera superiores

O Windows 10 Mobile irá trazer como padrão todos os recursos do app Lumia Camera, o mesmo que já vem instalado nos novos dispositivos com Windows Phone 8.1.

Lumia camera possibilita acessar configurações impossíveis em outros aparelhos (Foto: Divulgação) (Foto: Lumia camera possibilita acessar configurações impossíveis em outros aparelhos (Foto: Divulgação))Recursos do Lumia Camera serão portados para o app nativo do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Com recursos extras como controle de ISO e foco, o programa da câmera do Windows 10 será muito mais elaborado do que o do iOS e Android, por exemplo. No entanto, muitas das funcionalidades serão aproveitadas somente por quem tem mais experiência com fotografia.

5 – Cortana

Cortana será ainda mais funcional no Windows 10 (Foto: Reprodução / microsoft-news)Cortana será ainda mais funcional no Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsot News)

A assistente pessoal Cortana sempre foi um dos recursos que mais chamou atenção no Windows 8.1. Na integração entre PC e dispositivos móveis, a ajudante ficará ainda mais inteligente. Ela ganhará suporte mais amplo a respostas via áudio e poderá responder sobre clima, hotéis, horário de voos e muito mais.

6 – Armazenamento amigável na Nuvem

A Microsoft tem um dos serviços de armazenamento na nuvem mais acessíveis para quem não quer pagar. São 15 GB para guardar qualquer tipo de arquivos, sejam eles fotos, vídeos, documentos ou músicas. O mais interessante é que o serviço também conta com apps para Android e iOS.

Windows 10 dá 100GB para quem instalar a atualização (Foto: Divulgação / Microsoft)Windows 10 dá 100 GB para quem instalar a atualização (Foto: Divulgação/Microsoft)

Com isso, é possível configurar um único login e senha para capturar os momentos na forma de fotos ou vídeos de vários celulares. Para completar, ao habilitar o backup das fotos da câmera, você pode ganhar mais 15 GB de espaço na nuvem.

7 – Melhor experiência ao procurar por fotos no OneDrive

Um dos recursos ocultos do Windows 10 é a pesquisa por fotos armazenadas no serviço OneDrive. Graças ao reconhecimento de cenas, o serviço organiza as fotos em álbuns, e o resultado impressiona.

Windows 10 Mobile terá todos os recursos de fotos do Windows 10 (Foto: Divulgação / Microsoft)Windows 10 Mobile terá todos os recursos de fotos do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O próprio OneDrive já gerencia imagens em várias categorias e consegue identificar fotos de pessoas, locais, comida, animais e outros. No Windows 10 Mobile, esse recurso será ainda mais avançado, graças à integração com a Cortana. Será possível, por exemplo, pesquisar pelas fotos das últimas férias apenas ao perguntar à assistente.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

5 mitos do Adwords que você precisa esquecer para fazer sua empresa crescer

5 mitos do Adwords que você precisa esquecer para fazer sua empresa crescer