sábado , 19 agosto 2017
Home >> Destaques >> Teste via USB consegue detectar HIV em 30 minutos

Teste via USB consegue detectar HIV em 30 minutos

Um novo teste desenvolvido por pesquisadores do Imperial College London, na Inglaterra, em parceria com a DNA Eletronics, consegue detectar o vírus HIV em minutos. A novidade usa um chip USB que se conecta ao computador e fornece o resultado em trinta minutos.

Como funciona?

O aparelho, que conta com um chip de celular, usa uma pequena gota de sangue que é introduzida no USB. Se há o vírus HIV na amostra, é detectada uma mudança de acidez, que se transforma em um sinal elétrico. O sinal é enviado para o USB, que produz o resultado em um programa no PC. Em testes, a precisão foi de 95% e o tempo médio de resultado foi de 20,8 minutos.

UK scientists have developed a USB test (pictured) which can detect levels of HIV in a drop of blood. The disposable technology could help patients to monitor their own treatment and produces an accurate result in just 30 minutes

“Atualmente, o teste muitas vezes requer equipamento caro e complexo que pode levar alguns dias para produzir um resultado”, explicou o doutor Graham Cook, cientista autor da pesquisa, ao DailyMail. Ele conta que a máquina que confirma os resultados tem o tamanho de uma copiadora grande. “Agora encolhemos para um USB”, declara.

Os testes de HIV de rotina detectam a presença do vírus, mas não a quantidade na corrente sanguínea. Já a nova tecnologia consegue fazer as duas coisas. “O monitoramento de carga viral é crucial para o sucesso do tratamento do HIV”, explica Cook.

The hope is that quick and effective diagnostic tests like the USB stick could enable patients to use a self-test kit, just like those with diabetes use to check blood sugar levels

O objetivo do projeto é permitir aos pacientes fazer o teste sozinhos, assim como os pacientes diabéticos medem o nível de glicose no sangue. O dispositivo pode ajudar pessoas que moram em regiões remotas, onde o acesso de médicos e equipamentos maiores é difícil, por exemplo. A novidade pode permitir também que os médicos monitorem se os pacientes estão tomando os medicamentos e a resistência do vírus a eles.

About AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.

Check Also

Conheça o Ataribox, novo console da Atari

A Atari finalmente revelou um pouco mais sobre o Ataribox, console que seu CEO, Fred Chesnais, …