Início >> Android >> Usuários acusam Facebook de roubar informações de perfis no Tinder

Usuários acusam Facebook de roubar informações de perfis no Tinder

Usuários de aplicativos de relacionamentos, como o Tinder, afirmam que o Facebook está espionando sua atividade em outros apps e usando informações obtidas em outras plataformas para sugerir amigos dentro da rede social.

Algumas pessoas afirmam que, mesmo bloqueando o acesso do Facebook aos apps de relacionamentos, perceberam entre as sugestões de novos amigos, algumas pessoas com quem tinham trocado mensagens ou até saído. “Acho que isso é um pouco irritante, especialmente se não gostei da pessoa e não tenho vontade nenhuma de vê-la novamente”, explica um dos usuários.

E o problema não acontece só no Facebook. Algumas pessoas afirmam que também receberam sugestões de amizade com pessoas que conheceram dentro dos apps de relacionamentos no LinkedIn.

Como acontece?

De acordo com Daniel Cuthbert, diretor de operações da empresa de pesquisa de segurança SensePost, a questão está relacionada ao número de celular Os algoritmos usado pela rede social acessam os números de contatos do usuário e o comparam com outras agendas – mas atenção: a autorização para o procedimento é dada pelo usuário durante a instalação do Facebook.
“Os aplicativos acessam os números de telefone do usuário e os relacionam. Com base nisso, as redes sociais sugerem pessoas”, declara.

Em um comunicado à BBC, o Facebook negou usar as informações de outros aplicativos para sugerir amizades. “Mostramos pessoas baseadas em amigos em comum, informações de trabalho e educação, grupos que você faz parte, contatos que você importou e muitos outros fatores”.

Quem não quiser ser encontrado pode configurar as permissões de privacidade das redes sociais e escolher, por exemplo, quem pode pesquisar seu nome, número de telefone ou e-mail na rede.

Analistas de segurança sugerem até que o usuário crie uma conta no Facebook só para apps de relacionamentos.”Não use seu número de telefone verdadeiro ou nome completo, e não relacione essa conta a qualquer um de seus outros perfis online, usando este perfil para toda sua atividade de paquera online”, explica Paul Amar, especialista na área.

O Tinder, por sua vez, explicou que acessa a lista do Facebook para encontrar matchs em potencial e que não fornece dados para a rede social.

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa

Senado aprova projeto que impede operadoras de limitarem a internet fixa