Início >> Android >> Vírus para Android se disfarça de app e é ‘quase impossível’ de deletar

Vírus para Android se disfarça de app e é ‘quase impossível’ de deletar

Um novo tipo de vírus para Android se esconde em aplicativos legítimos, como Facebook e Snapchat. O malware pode executar root no smartphone ou tablet e se tornar quase impossível de ser removido. Em princípio, são três famílias de vírus que oferecem esse tipo de risco: Shuanet, Komage e Shudun, todos descobertos por pesquisadores da Lookout, empresa especializada em segurança digital.

As amostras coletadas pelos especialistas têm o comportamento de adware, o que significa que eles enchem o aparelho das vítimas com anúncios publicitários indesejados. No outro lado, o hacker que desenvolveu o vírus acaba lucrando em virtude da visualização dos anúncios nos aparelhos infectados.

little_androids
Vírus do tipo adware infesta o aparelho infectado de anúncios indesejados

Os vírus que seguem esse padrão de operação se escondem em aplicativos legítimos, como Facebook,Twitter, Snapchat, WhatsApp, entre outros. Uma vez instalados no sistema, os adware desenvolvem mecanismos que os classificam como serviços com privilégios de administrador do aparelho. Dessa forma, o Android os percebe como parte integrante do sistema.

Essa lógica torna as pragas indissociáveis do Android. De acordo com os pesquisadores, mesmo que o usuário execute o procedimento de reinicialização para as condições originais de fábrica, o vírus continuará instalado e rodando no aparelho. A única solução é realiza o flash de uma cópia da ROM do aparelho.

Como evitar esse tipo de vírus?

Os especialistas explicam que há dois grupos de risco: usuários que realizam root, mas que não tomam muito cuidado com os aplicativos que instalam nos smartphones e tablets, e usuários que, mesmo sem acesso à raiz do Android habilitado, costumam fazer download e instalar aplicativos de lojas de apps extra-oficiais, ou seja, fora da Google Play Store.

Via LookoutPC World e ARS Technica

Sobre AkiTech

Criador e Gerador de Conteúdo do Site KassioInFo e Agora do AkiTech. Analista de Suporte e Entusiasta de Tecnologia e Telecomunicação.
x

Além disso, verifique

Google tem easter egg para quem abre 100 abas do Chrome no celular

Google tem easter egg para quem abre 100 abas do Chrome no celular